Novos mercados para a Arquitetura Verde

Jardins Verticais e Telhados Verdes

Novos mercados para a Arquitetura Verde, Jardins Verticais e Telhados Verdes

Jardins Verticais e Telhados Verdes – Demanda e 5 Vantagens

Os jardins verticais e telhados verdes são uma grande tendência no Brasil e no mundo, pois oferecem diversos benefícios como redução de calor e da poluição atmosférica e ainda melhoram a qualidade do ar. Além de representar boa parte do lucro das empresas de paisagismo e oferecer algumas vantagens para os que trabalham na área.

A pavimentação desordenada e sem limites das grandes metrópoles do Brasil vem causando as “ilhas de calor” que são regiões na cidade que possuem temperaturas mais elevadas quando comparadas às regiões rurais próximas. E para reduzir este efeito, a população e construtoras vem investindo nos telhados verdes e jardins verticais que além de amenizarem as temperaturas, ainda contribuem para a redução da poluição do entorno e aumentam a biodiversidade.

Jardins verticais e telhados verdes – Uma questão de necessidade

A questão “verde” vai muito além da estética e dos benefícios ao meio ambiente. Ela atinge diretamente a qualidade de vida das pessoas, Vive-se hoje nas grandes cidades a sensação de distanciamento da natureza e para amenizar este sentimento e dar mais vida aos ambientes, a implantação de jardins verticais e telhados verdes pode ser a solução. Os resultados são imediatos, o espaço fica humanizado e aconchegante.

Por estes e outros motivos os jardins verticais e telhados verdes aparecem como preferidos de muitos arquitetos e paisagistas, pois além de contribuírem para o bem estar da sociedade, eles também são esteticamente bonitos e permitem o trabalho com diversas variedades de plantas.

5 Vantagens de trabalhar com a construção de jardins verticais e telhados verdes

  1. Tendência – Os fascinados por decoração já perceberam que os jardins verticais e telhados verdes são tendências que vieram para ficar. E quem trabalha com paisagismo, precisa dominar essa técnica se quer atender as demandas do mercado.
  1. Variedade – Os jardins verticais são versáteis e telhados verdes são versáteis, o que permite o profissional atender as necessidades, gostos e desejos de qualquer cliente. Pois, pode ser usado tanto na área externa, quanto interna. Tem uma infinidade de opções de plantas. Além de poder ser usado em espaços de qualquer dimensão, pois, amplia os espaços menores e embeleza os espaços maiores.
  2. Negócios – O mercado de jardins verticais e telhados verdes promete ser muito promissor para o mundo dos negócios, pois já representa boa parte do lucro das empresas de paisagismo.
  1. Qualidade – As pessoas estão se preocupando mais com o meio-ambiente e com a poluição e os jardins verticais tem sido uma boa opção para controlar a poluição atmosférica e melhorar a qualidade do ar.
  1. Estética – Os jardins verticais tem uma estética poderosa, que encanta a todos, o que facilita bastante a vida dos profissionais de paisagismo na hora de convencer o cliente.

Oportunidade de negócios com a criação de projetos paisagísticos

Para criação do projeto de paisagismo e definição das plantas e técnicas que serão utilizadas no jardim vertical e no telhado verde é preciso ter conhecimento de projetos e, além disso, espécies, iluminação, irrigação etc. Escolher as melhores técnicas e espécies é essencial para o sucesso do projeto.

A procura por jardins verticais e telhados verdes é crescente e vem se tornando uma oportunidade de negócios para escritórios de arquitetura e design pelo país. Em alguns escritórios os faturamentos desses projetos chegam até 30% do faturamento mensal, com tendência de crescimento.

Além de ser uma estratégia de diversificação do portfólio de serviços de escritórios e, consequentemente, de aumento do faturamento, os jardins verticais e telhados verdes também podem ser utilizados como compensação ambiental na cidade de São Paulo segundo decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad em 2015 – medida que tende a se expandir para as demais regiões do país.

Por Érica Tavares

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *