Paisagismo Tendência: 3 inspirações de jardins verticais em prédios
Quando se trata de inspirações de jardins verticais em prédios, a Europa, Oceania e América do Sul podem se orgulhar. Pois, os edifícios localizados em Milão, Sidney e Bogotá representam muito bem a execução impecável deste tipo de projeto paisagístico.
Os projetos das 3 construções foram executados por empresas e profissionais de renome, como: Boeri Studio, Jean Nouvel, Patrick Blanc, Construtora Groncol e Ignacio Solano da Paisajismo Urbano. Ambos além de se preocuparem com a estética final do projeto se importam principalmente com o papel que a natureza representa para o planeta.
É notável o quanto esses profissionais investiram no verde, seja pela variedade de espécies o que contribui consideravelmente para a biodiversidade, como na quantidade, que é realmente surpreendente. Eles provaram que quando a natureza é protagonista, o resultado é mesmo impressionante.
Da série Paisagismo Tendência, essas são as 3 inspirações de jardins verticais em prédios que você pode e deve explorar em seus próximos projetos de paisagismo.
3 inspirações de jardins verticais em prédios
1. Bosco Verticale
Localização: Milão – Itália
Projeto: Boeri Studio
O Bosco Verticale, como o próprio nome diz, é praticamente uma floresta vertical. Pois, a construção verde conta com aproximadamente 800 árvores, somando espécies de 6 a 9 metros, 4.500 arbustos, 15 mil plantas que formam um gigantesco jardim vertical distribuído em 2 prédios sustentáveis, de 76 e 110 metros de altura, que abrigam o total de 113 apartamentos, de acordo com informações do Boeri Studio.
2. One Central Park
Localização: Sidney – Austrália
Projeto: Jean Nouvel e Patrick Blanc
As instalações verdes cobrem em torno de 50% das 2 torres, de 116 metros e 64,5 metros de altura que comportam nada menos que 623 apartamentos, segundo o site Ateliers Jean Nouvel. Os jardins verticais são uma combinação de 160 espécies de plantas exóticas com 190 espécies nativas de acordo com dados do site Vertical Garden Patrick Blanc. O One Central Park recebeu diversos prêmios, dentre eles o Prêmio MIPIM Global em 2015, como: Melhor Edifício Ecológico Inovador.
3. Edifício Santalaia
Localização: Bogotá – Colômbia
Projeto: Construtora Groncol em pareceria com o Paisajismo Urbano
Foram utilizadas 115 mil plantas de 10 espécies de 5 famílias de plantas para revestir aproximadamente 3.100 m², de acordo com informações do Paisajismo Urbano. Vale ressaltar que o jardim vertical do Edifício Santalaia é um dos maiores do mundo.
Algum tempo depois da inauguração do projeto do Edifício Santalaia , o escritório Groncol compartilhou no Instagram uma imagem do jardim vertical do prédio com a seguinte mensagem: “Algum dia a árvore que você cortou, te fará falta para respirar! Vamos cuidar da natureza, é um compromisso de todos”.
Os jardins verticais são belíssimos, isso é incontestável. Mas não podemos esquecer de sua principal função, que é melhorar a qualidade do ambiente urbano, trazendo benefícios ambientais e climáticos para o planeta.
Por Camila Torres
Deixe sugestões de temas nos comentários. Queremos escrever para você.
Leia também:
Curso: Escolha da vegetação no projeto paisagístico
Laboratório de Jardins Verticais – Técnicas e Tendências
Cursos de Paisagismo em São Paulo – Alvarenga Neto Academy
Paisagismo Tendência: Jardins Verticais – Inspirações Internacionais
Paisagismo Tendência: Como convencer o cliente a ter uma horta em casa
Cursos presenciais de até 16 horas que todo paisagista deve fazer – Parte 2
Estimados, muy adecuados los proyectos según la problemática actual, gracias por compartir.
saludos.
Gracias Pamela! Saludos!