Terrários no paisagismo – tendência para pequenos ambientes
O terrário nada mais é do que um minijardim, um ecossistema que não necessita de muito espaço, podendo ser usado em qualquer prateleira, móvel ou até mesmo em recipientes de vidro em um canto no chão. Apesar da maioria dos terrários serem pequenos, nada impede que eles possam ser feitos em grandes recipientes também. Ainda, para quem não tem muito tempo, a característica mais interessante dos terrários é que eles não necessitam de muita manutenção.
Os Terrários trazem a presença do verde para dentro de casa e fazem com que o contato com a natureza exista mesmo em ambientes com muito pouco espaço, podendo proporcionar efeitos relaxantes tanto quanto os jardins. A escolha de plantas, seus formatos e cores, auxiliam na promoção de sensações específicas e também influenciam no tipo de terrário que pode ser utilizado.
Espécies com formatos muito pontiagudos tendem a deixar o espaço com aspecto mais agitado, sendo utilizados em espaços de convívio ou em ambientes de trabalho que requerem mais energia e movimento. Plantas mais arredondadas criam uma massa mais uniforme, promovendo um fechamento do ambiente e um aspecto mais harmônico.
Os recipientes dos terrários podem ser dos mais diversos: potes de vidro abertos ou com tampas, taças, aquários, folhas de palmeiras, qualquer coisa que esteja disponível e pronta para plantar.
Há também quem os utilizem como pendentes, o que cria um uso diferente para eles. Tudo depende da necessidade de cada pessoa e espaço a ser decorado. É pré-requisito soltar a imaginação e usar a criatividade para, também, contribuir com a sustentabilidade do planeta. Afinal, estamos reproduzindo um minimundo e reutilizando potes de vidro que serviram para armazenar produtos, não há limites!
Outra possibilidade para decorar os terrários é utilizar pequenas peças de artesanato para fazer uma composição mais interessante – o que utilizar dependerá do gosto de cada um.
Com a imaginação pode-se misturar cores e formas utilizando troncos dos mais diversos tamanhos e formatos, pedras, pedriscos e cristais. Também é possível montar minijardins com casas, lagos e outros elementos que compõem um cenário único, reproduzindo no micro o que observamos no macro.
Os terrários no paisagismo promovem bem-estar e momentos de reflexão para quem os observam, nos aproximando do ambiente natural no qual vivemos um dia.
Ainda, além dos aspectos positivos da contemplação, outra característica relaxante dos terrários é a preparação, que pode ser considerada um ritual de relaxamento.
As técnicas de construção podem ser aprendidas na oficina de terrário que ministro na Alvarenga Neto Academy. Um momento único de aprendizagem onde o participante se inspira e deixa toda aquela correria do dia a dia de lado para aquele momento. Uma oportunidade de treinar a paciência e a criatividade, e estreitar o contato com a energia das plantas e texturas da natureza.
Por: Mariana Grecovs – Paisagista
Para saber mais sobre a autora e sobre a próxima turma do curso de terrários acesse AQUI
Comentários (1)