Singapura tem construções verdes que todo paisagista deve conhecer
Quando se trata de construções verdes sustentáveis, Singapura impressiona em todos os quesitos, seja na criatividade, no alto uso de elementos sustentáveis ou na grandiosidade. Os jardins, telhados e paredes verdes são verdadeiros espetáculos a céu aberto.
Não é atoa que a cidade de Singapura foi considerada a mais verde da Ásia em 2011, segundo a pesquisa ‘Asian Green City Index’ encomendada pela Siemens e realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU). O estudo analisou os objetivos e realizações em relação à proteção ambiental e climática de 22 cidades asiáticas. O país se destacou pelas ambiciosas metas ambientais e pelos seus métodos eficientes para atingi-las. Mais uma coisa interessante ressaltada nessa pesquisa é que o governo constantemente faz parcerias com o setor privado para realizar projetos sustentáveis.
A sustentabilidade é uma das questões mais importantes para o país localizado na Ásia, o que explica o seu destaque internacional relacionado a questões ambientais e climáticas.
Singapura é um dos países mais ricos do mundo, um dos mais seguros e com uma ótima qualidade de vida. Mas é pelo verde presente no país que todo paisagista tem quase como obrigação conhecê-lo. E se você ainda tem alguma dúvida, vamos deixar as imagens te convencerem.
7 Construções verdes sustentáveis em Singapura
1. Nanyang School of Art, Design & Media
Projeto: CPG Consultants
Os dois telhados do prédio de 5 andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang tem o ângulo de inclinação de 45º e são cobertos somente por grama. Como se pode notar na imagem, o verde da construção localizada em Nanyang casa perfeitamente com a natureza a sua volta.
2. Hotel Parkroyal
Projeto: Escritório Woha
O verde presente em toda a cidade é o que esse edifício retrata de certa forma. O arranha-céu surpreende não só pela altura ou sofisticação, mas pela natureza que faz parte dele. Os jardins suspensos são compostos de árvores de pequeno porte, palmeiras, trepadeiras e muitas outras espécies de plantas. Os 15.000 m² verdes renderam alguns prêmios ao hotel, como o “Singapura Green Mark Platinum” e o “Solar Pioneer”.
3. Heartbeat @ Bedok
Projeto: Ong&Ong
Localizado em Bedok, o prédio de 7 andares tem sua estética destacada pela arquitetura design e paisagismo. O edifício foi idealizado para oferecer lazer e bem estar aos moradores da região. Pois abriga clube comunitário, biblioteca pública, policlínica, centro esportivo e em breve um centro de atendimento ao idoso.
4. Sky Garden House
Projeto: Escritório Guz Architects
Essa casa de 4 andares situada na Ilha de Sentosa é o sonho de muitos paisagistas. A Sky Garden House conta com instalações verdes em todos os andares, mas o telhado é o que mais chama atenção.
5. Oasia Hotel Downtown
Projeto: Escritório Woha
O edifício de 27 andares localizado em Tanjong Pagar surpreende pela combinação do revestimento da malha de alumínio vermelho e as 21 espécies de trepadeiras utilizadas no projeto.
6. Institute of Technical Education College Central
Projeto: Elmich VGM Green Wall
São 7 andares cobertos por um imenso jardim vertical composto por mais de 30 espécies diferentes de plantas. A construção ainda conta com 1 jardim vertical interno e telhados verdes em alguns pontos da cobertura, proporcionando aos alunos do instituto o contato direto com elementos da natureza no ambiente de aprendizado.
7. Gardens by the Bay
Projeto: Grant Associates e WilkinsonEyre
E não poderia faltar nessa lista o complexo de jardins que é um dos mais extraordinários do mundo. O design, arquitetura e a tecnologia dos jardins são mais que modernos, são futuristas. O Gardens by the Bay é composto por 3 jardins que ocupam aproximadamente 101 hectares com 2 estufas de conservação climatizadas de 20 mil m², segundo informações do site Wilkinson Eyre.
Pensando na sustentabilidade que é uma questão extremamente levada a sério pelo país, quase toda a construção faz uso eficiente dos recursos naturais. Segundo informações do site Grant Associates, o complexo de jardins já ganhou 16 prêmios, incluindo o The Landscape Institute Awards 2013. Realmente é preciso um artigo só do Gardens by the Bay para explorar tudo que é possível encontrar ao visitar esse lugar fascinante.
Essas são algumas construções verdes sustentáveis de Singapura, tem muito mais para explorar. Mas alertamos desde já, um paisagista visitando esse país corre o risco de não querer voltar. E se o plano for estender a estadia, já faça alguns cursos de paisagismo e garanta a sua vaga em um dos escritórios acima.
Por Camila Torres
Deixe sugestões de temas nos comentários. Queremos escrever para você!
Leia também:
Cursos presenciais de até 16 horas que todo paisagista deve fazer – Parte 2
Paisagismo Tendência: Telhados Verdes – Inspirações Internacionais
Congresso Nacional de Paisagismo Online – Inscrições Gratuitas
Paisagismo Tendência – Cor e efeito na iluminação paisagística
Laboratório de Jardins Verticais – Técnicas e Tendências
Comentários
Nenhum comentário até o momento