Paisagismo Tendência: Telhados Verdes – Inspirações Internacionais
Telhado verde, cobertura verde, teto verde ou telhado jardim são alguns nomes dados à solução ecológica que se tornou uma tendência internacional. Os telhados verdes conquistaram o mundo não só pela sua beleza, mas por oferecer benefícios como: controle do calor na construção, retenção de água da chuva para reutilização, filtragem da poluição do ar, equilíbrio da umidade, entre muitos outros.
Vários países tem se preocupado cada vez mais com a sustentabilidade e arquitetos, designers, engenheiros e paisagistas e vários outros profissionais estão trabalhando para oferecer soluções ecológicas mais eficazes e que proporcionem diversos benefícios para o meio ambiente e consequentemente para as pessoas. E uma das soluções ecológicas que está ganhando o mundo são os telhados verdes.
Como uma das grandes funções do paisagista é manter-se atualizado sobre as tendências da sua carreira separamos 10 construções internacionais com telhados verdes para não faltar inspiração nos seus próximos projetos. E para tornar sua leitura ainda mais interessante destacamos uma curiosidade sobre cada projeto.
10 Inspirações internacionais de telhados verdes
1. Vancouver Convention Centre
Localização: Vancouver – Canadá
Curiosidade: O edifício sustentado sobre a água que possui 400 mil plantas nativas apenas no telhado verde conquistou a certificação LEED Platinum, o que o torna um líder de sustentabilidade ambiental nesse quesito.
2. Sky Garden House
Localização: Ilha Sentosa – Singapura
Curiosidade: Nessa casa de luxo de 4 andares, foram utilizadas plantas de crescimento lento, para facilitar a manutenção.
3. Acros Fukuoka Prefectural International Hall
Localização: Fukuoka – Japão
Curiosidade: Essa construção verde de 100 mil m² tem uma parte aberta ao público.
4. Chicago City Hall
Localização: Chicago – Estados Unidos da América
Curiosidade: A sede da prefeitura conta com 20 mil plantas de mais de 150 espécies.
5. Museu Moesgaard
Localização: Århus – Dinamarca
Curiosidade: A cobertura composta de grama, musgo e flores silvestres é aberta ao público, permitindo até que façam piqueniques, churrascos e palestras.
6. Etar de Alcântara
Localização: Lisboa – Portugal
Curiosidade: O telhado verde com cerca de 2 hectares foi construído sob uma Estação de Tratamento de Águas Residuais.
7. Museu Biesbosch
Localização: Werkendam – Holanda
Curiosidade: Os visitantes podem passear por uma passarela instalada no telhado que leva a um mirante onde se pode admirar o parque Nacional Biesbosch.
8. School of Art, Design and Media
Localização: Nanyang – Singapura
Curiosidade: Os 2 telhados, além de serem cobertos apenas por grama, possuem o ângulo de inclinação de 45º.
9. Casa Vallarta
Localização: Puerto Vallarta – México
Curiosidade: Só o telhado tem 750 m² de jardim.
10. Millennium Park
Localização: Chicago – Estados Unidos
Curiosidade: O parque é considerado um telhado verde, pois foi instalado sob uma garagem subterrânea. Com mais de 24 hectares de extensão, é um dos maiores telhados verdes do mundo.
Esses são alguns projetos fascinantes de telhados verdes espalhados pelo mundo. Que devem inspirar não só pela beleza e grandiosidade, mas por esboçar uma questão tão importante que por muito tempo foi esquecida, a sustentabilidade. É uma obrigação de todos se preocupar com o futuro do nosso planeta.
Por Camila Torres
Deixe sugestões nos comentários. Queremos escrever para você!
Leia também:
6 técnicas de iluminação de jardins que todo paisagista deve saber
Paisagismo Tendência: Como convencer o cliente a ter uma horta em casa
No Brasil não tem telhado verde para servir de exemplo?
Olá, Marilsa. Como Vai? Existem sim telhados verdes no Brasil, mas esse artigo é sobre inspirações internacionais. Em breve publicaremos um artigo só sobre telhados verdes no Brasil. Se tiver algum tema do seu interesse, é só deixar nos comentários, é um prazer escrever para os nossos leitores.
Maravilhosa a matéria. São ótimo exemplos. Outro tema interessante atrelado a estes telhados verdes é a agricultura urbana que está cada dia mais constante neste espaços antes inutilizados! Muitas inovações e melhorias com objetivo de construirmos cidades mais sustentáveis e melhores se viver! parabéns aos envolvidos nestas máterias. Super importante divulgar cada vez mais o conhecimento e técnicas do paisagismo no urbanismo.
Olá Professora Cecília! Muito obrigado! Esperamos com o nosso trabalho contribuir para o avanço do conhecimento e conscientização sobre melhores práticas urbanísticas. Um abraço!