Paisagismo Tendência: Jardins Verticais – Inspirações Internacionais
É impossível falar de tendências no paisagismo sem citar os jardins verticais. As paredes verdes estão presentes em diversos países e já provaram que não estão apenas de passagem, mas que vieram para ficar.
Os jardins verticais melhoram a estética da cidade e encantam aos olhos de todos que têm o prazer de admirá-los. Mas suas principais funções são muito mais nobres, pois contribuem para a qualidade de vida no planeta, já que ajudam na redução dos poluentes do entorno, aumentam a umidade do ar e colaboram até na reciclagem de alguns gases tóxicos, entre tantos outros benefícios.
Existem jardins verticais inspiradores espalhados por todo o mundo e que impressionam em diversos quesitos, como o bem que proporcionam para o meio ambiente, estética, criatividade, dimensão e variedade de espécies. Mas há 6 projetos que representam muito bem o tema Jardins Verticais – Inspirações Internacionais.
Jardins verticais – Inspirações internacionais
1. Biblioteca Pública de Semiahmoo
Localização: Vancouver – Canadá
Projeto: Green over Grey
O jardim vertical da Biblioteca Pública de Semiahmoo é composto por 10 mil plantas de mais 120 espécies, segundo informações do site Contemporist.
2. Edifício CaixaFórum
Localização: Madri – Espanha
Projeto: Patrick Blanc
CaixaFórum é um variado centro cultural, pois abriga no mesmo edifício auditório, livraria e museu. De acordo com dados do jornal espanhol El Economista, o paisagista Patrick Blanc utilizou aproximadamente 15 mil plantas de 250 espécies para compor o jardim vertical de 460 metros quadrados.
3. Musée du Quai Branly
Localização: Paris – França
Projeto: Patrick Blanc
Conforme informações do Musée du Quai Branly, a parede verde do prédio ocupa uma área de 800 metros quadrados, conta com cerca de 15 mil plantas e mais de 350 espécies.
4. Fachada do Shopping Il Fiordaliso
Localização: Rozanno – Itália
Projeto: Francesco Bollani
O jardim vertical é formado por 44 mil plantas que foram distribuídas em vasos colocados um ao lado do outro. Segundo o Ignia Green a parede verde ocupa uma área de aproximadamente 1.262 metros quadrados.
5. Edifício Tree House
Localização: Cidade de Singapura – República de Singapura
Projeto: Construtora City Developments Limited
O Tree House entrou para o Guinness graças à parede verde de 2.289 metros quadrados que foi considerado o maior jardim vertical do mundo em 2014, conforme informações do Guinness World Records. A construção sustentável também conquistou diversos prêmios desde sua inauguração, como o Prêmio Green Mark Platinum em 2010, Prêmio Melhor Edifício Ecológico Inovador no MIPIM Asia Awards 2013 e o Prêmio Especial – Melhor Design para Manutenção também em 2013.
6. Edifício Residencial Santalaia
Localização: Bogotá – Colombia
Projeto: Construtora Groncol em pareceria com o biólogo e botânico Ignacio Solano fundador da empresa Paisajismo Urbano.
Segundo o Paisajismo Urbano, o residencial Santalaia tem um dos maiores jardins verticais do mundo em sua fachada. O jardim conta com aproximadamente 115 mil plantas de 10 espécies e 5 famílias diferentes distribuídas em 3.100 metros quadrados.
Bônus: Jardim Van Gogh
Localização: Londres – Reino Unido
O jardim vertical foi inspirado no quadro “Campos de Trigo com Ciprestes” do renomado pintor holandês Vicent Van Gogh. Segundo informações do site da National Gallery foram usadas mais de 8 mil plantas de 26 espécies para compor a parede verde. Por ser tratar de uma obra temporária a instalação verde foi desativada no último trimestre de 2011.
A variedade de espécies utilizadas nesses jardins verticais vem contribuindo efetivamente para a preservação da biodiversidade no mundo. A estética proporcionada pela criatividade aplicada em cada projeto tem inspirado profissionais de diversos setores do paisagismo e encantado pessoas de todas as partes do globo.
Por Camila Torres.
Deixe sugestões de temas nos comentários. Queremos escrever para você!
Leia também:
Laboratório de jardins verticais – Técnicas e Tendências
Singapura tem construções verdes que todo paisagista deve conhecer
Paisagismo Tendência: Telhados Verdes – Inspirações Internacionais
Paisagismo Tendência: Como convencer o cliente a ter uma horta em casa
Cursos presenciais de até 16 horas que todo paisagista deve fazer – 2
Gostaria de saber sobre curso de jardim vertical